Maio – Mês de Maria

No evangelho de S. Lucas, depois da visita a sua prima Santa Isabel, Maria cantará o hino do Magnificat. De seus lábios sairão como que uma profecia que ultrapassara os tempos: “ por isso, desde agora, todas as gerações me proclamarão bem-aventurada” (Lc 1, 48).

Desde então, a piedade crista, sempre devotou em todos os séculos, um lugar especial a Virgem Maria. Tributamos veneração e respeito por aquela que gerou no seu ventre o Salvador. Maria nos foi dada como mãe aos pés da cruz quando seu filho entregava-se pelos nossos pecados. Eis as palavras de nosso Senhor: “ Mulher, eis ai teu filho. Depois disse ao discípulo: ‘filho eis ai tua mãe’ ” (Jo 19, 26-27).

Somos, portanto, a geração que proclama Maria bem – aventurada. Durante a historia estes gestos de filhos expressou-se nas artes, musicas sacras, pinturas, santuários erguidos em sua honra, procissões, novenas etc… Vamos ate a Virgem Maria como filhos, e ela sempre nos aponta o caminho para seu Filho Jesus, bendito fruto do seu ventre.

Dentre tantas devoções que proclamam nosso filial para com nossa Senhora temos aquela de dedicar o mês de maio em sua honra. Esta devoção surgiu, segundo alguns autores, a partir século XIII, especificamente vinda da Europa, na Itália, onde se celebra a primavera em meio, mês das flores. Este mês de maio, portanto, é dedicado a Maria pois ela e a flor mais bela que Deus criou, foi concebida sem pecado original, e nenhum espinho de maldade tomou conta de sua vida e coração.

No transcorrer deste mês de maio queremos levar Maria para nossa casa. Em nossas casas poderíamos fazer o esforço para rezar o terço em família. Em nossas paroquias e comunidades reforçaremos nossa piedade, através de praticas e devoções marianas, que culminarão em muitos lugares no final deste mês com a coroação de nossa Senhora. Não nos esqueçamos de buscar também imitar as virtudes de Maria. Seria interessante olhar para Maria nos evangelhos e buscar aprender de seu silêncio, caridade, fé e esperança. Enfim, como o coração de nossa Senhora esteve sempre entregue a Deus, buscando em tudo sua vontade, mesmo nos momentos difíceis da cruz de seu Filho.

Neste mês também celebramos o dia das mães. Sejamos gratos as nossas mães, rezemos pelas que ainda estão neste terra e pelas que já partiram deste mundo. Que nossa Senhora abençoe a todas as mães.

Virgem Maria concebida sem pecado, rogai por nos!

Pe. Carlos Eduardo de Souza Roque