Câmara de Carapicuíba discute a Campanha da Fraternidade 2015

Nesta terça-feira, 28 de Abril, aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Carapicuíba para discutir sobre a Campanha da Fraternidade 2015, Fraternidade: Igreja e Sociedade.

A sessão contou com a presença do bispo da diocese de Osasco, Dom Frei João Bosco, e de diversas paróquias da cidade de Carapicuíba e seus respectivos párocos, representados na mesa pelo padre Carlos Eduardo, sacerdote coordenador da região pastoral e da paróquia São Pedro e São Paulo.

Padre Alexandre Garcia da região Santo Antônio de Osasco, foi responsável pela explanação sobre a CF. Ele fez uma relação da teologia com a antropologia, dizendo que ninguém pode viver no mundo sozinho, precisa-se de apoio constante. “O ser humano esta na sociedade, mas a sociedade também esta no ser humano”, acrescentou o mesmo. O padre ainda reconheceu que o Estado é laico, mas advertiu “que somos chamados a não perder nossa identidade católica”.

O bispo foi homenageado pela Câmara, na pessoa da vereadora Gilmara, que segundo ela foi uma honra ter a presença do mesmo e por ser seu pastor na fé. Dom João citou o papa Francisco como referência de ação concreta das proposta da CF, ele “resumi um pouco do que queremos ser como igreja, falando da doutrina e da sociedade com coragem e propriedade”.

Dom João ainda declarou que “a Igreja deve sim fazer politica, é obrigação dela, cabendo especialmente ao leigo esse grande diálogo”, mas alertou que deve procurar ser apartidária.

Em um ato simbólico foi entregue ao presidente da Câmara, Abraão Junior, e ao prefeito, Sérgio Ribeiro, o livreto da Campanha da Fraternidade.

A audiência ainda contou com a participação de outras autoridades, como o comandante da Polícia Militar de Carapicuíba. O plenário da Câmara estava lotado, todos atentos ao ouvir as palavras proferidas.

Por Caroline Souza - Pascom Pedro e Paulo